Main menu:

Imóveis de Alto Padrão

December 2017
M T W T F S S
« Nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Buscar Imóveis

  • Documentation
  • Plugins
  • Suggest Ideas
  • Support Forum
  • Themes
  • WordPress Planet
  • DECORAÇÃO Ecodesign e Sustentabilidade: por Bernadete Brandão

    A ecodesigner Bernadete Brandão formou-se pela UFPR (1984). Durante muito tempo foi especialista em Administração Estratégica e, por 10 anos, empresária de marcenaria, além de prestar consultoria para diversas empresas na área do mobiliário e seus componentes. Desde 95, trabalha na linha do ecodesign e da sustentabilidade. Autora de muitas patentes e prêmios, tem a sua própria coleção de produtos ‘eco’(disponível para venda direta), além de produção em parceria ética e sustentável com empresas e comunidades.

    Sofá Ursa Maior: Premiado em 2008 pelo IF DESIGN AWARD, prêmio e exposição internacional com sede em Colônia, Alemanha.

    Poltrona Scoppo. Prêmio nacional de ecodesign em 2002 pela FIESP/IPT e Centro São Paulo Design.

    Ecodesign

    O design desenha as relações entre o sujeito e o objeto. É através das configurações do objeto que é possível influenciar o consumo ou corrigir as atitudes.

    Usando esta lógica, o design sustentável irá buscar como fonte de pesquisa os comportamentos e heranças sociais, como um modo saudável de interpretá-las e interagir com o consumidor e o mercado, a fim de oferecer nos produtos as condições de contribuir com o meio ambiente e o social, a atitude que chamamos de consumo responsável e consciente.

    Do ponto de vista de manufatura, no aspecto da configuração/projeto, está o design que desenha as relações entre os meios produtivos (matérias-primas, tecnologia e processos) e o mercado. O esforço para se fazer algo que destrói a natureza é o mesmo que o de criar sinergias positivas.

    É uma questão das relações entre aquilo que a natureza oferece transformado em quantidade, durabilidade (qualidade) e economia. Na distribuição dos recursos, seja de capital econômico, humano ou natural há o potencial de equilíbrio entre as partes, gerando a sustentabilidade.

    Assim, o papel do designer é estudar estas relações e instituir o eixo compartilhado através do planejamento/projeto e o desenvolvimento de produtos entre os participantes – fornecedores – desde os que fazem a colheita ou coleta de mp, os fabricantes e seus processos (limpo, de preferência), o mercado – serviços e consumidor, e investidores ou empreendedores, buscando o benefício em todas as etapas. A isto chamamos de ecodesign.

    Hoje no mercado, fazem parte desta tendência, os produtos orgânicos (naturais e certificados), que trazem saúde para o consumidor, ao mesmo tempo que respeitam a natureza e distribuem economicamente a cadeia de produtores, os produtos verdes que levam em consideração as metodologias sustentáveis no uso coerente da água, solo, energia e ar, e os produtos sociais/culturais, que valorizam a mão de obra para geração e renda, respeitando a biodiversidade do meio ambiente e desenvolvimento local/regional. Os produtos certificados, em nível mais completo, quantificam em critérios internacionais o uso da natureza traduzido em números para diminuir o impacto sobre as mudanças climáticas e a pobreza, que é a conseqüência positiva de todos os meios anteriores.

    Outra tendência verificada é a de produtos reciclados, que utiliza como matéria prima a manufatura de resíduos de processos, contribuindo com a diminuição da emissão de entulhos e depositação de lixo – passivo ambiental, um dos maiores problemas dos centros urbanos.

    Com estes objetivos, iniciei um trabalho, desde 95, apresentando publicamente desenhos de sofás e móveis que contemplem estes aspectos, além de ensinar empresas e comunidades a ‘ver’ as oportunidades de participar deste processo de modo positivo, trazer resgate de técnicas antigas e a reflexão dos processos produtivos atuais não agressivos ao meio ambiente, a valorização do uso de matérias primas naturais, o incentivo de substituição de mp’s em extinção, a valorização da produção cultural e étnica brasileira, e o reconhecimento da importância de influenciar mudanças no comportamento e nas atitudes de consumo.

    contato@cheznousimoveis.com.br (11) 9127-0779 ou(11)  8174-5675

    Orçamentos especiais para clientes Chez Nous.

    Perguntas e Respostas

    Cesar: Gostaria dos produtos e preços

    Produtos e Preços:(clique em cima para ampliar)

    eXTReMe Tracker